domingo, 29 de abril de 2018

Dia Mundial do Fanzine e Dia Nacional do Fanzine


Comemora-se a 29 de Abril o Dia Mundial do Fanzine. Por acaso, foi um fanzinista português, João Bragança, faneditor do zine Succedâneo quem teve a ideia de o instituir. Mas julgo que não terá sido suficientemente divulgada, o mais certo é que fora de Portugal tenha ficado quase totalmente desconhecida, exceptuando ao fanzinista e estudioso brasileiro, Gazy Andraus, que o registou e me deu conhecimento.
O cartaz - julgo que da autoria do João Bragança - faz referência ao ano de 2008, mas julgo que a iniciativa não teve continuidade.


...........................................................................

Curiosamente, também há referências a um Dia Nacional do Fanzine, o que me parece bem mais exequível, ou seja, os fanzinistas de cada país levarem a efeito essa comemoração.


De novo citando o estudioso dos zines, Gazy Andraus, este Dia Nacional do Fanzine a 12 de Outubro foi criado no Brasil, em homenagem ao que terá sido o primeiro zine brasileiro, o Ficção, editado por Edson Rontani, da cidade de Piracicaba, do Estado brasileiro de São Paulo.  

1 comentário:

Gazy Andraus disse...

Oi, Geraldes
Saudações brasilianas!
Ao adentrar seu blog “sitodosfanzines” deparei-me com seus posts do dia 29 de abril sobre o Dia Mundial e Dia Nacional do Fanzine, e posso te explicar estas questões. Antes de 2012, eu conheci acerca da data do Dia Mundial do Fanzine via um evento chamado “Fanzinada” da Thina Curtis, no Brasil. Por ela, pesquisando, identifiquei que foi uma data criada em Portugal em homenagem a um fanzine português (para mais sobre isso, veja meu post: http://impulsohq.com/artigos/consciencia-e-quadrinhos/dia-nacional-dos-zines/). De toda maneira, parece-me que tal data foi um pouco forçada, pois pelo texto que crítico que li, o fanzine homenageado em Portugal não tem, de fato, uma importância seminal ao seu país, como representante fanzínico, a não ser questões estéticas (http://lerbd.blogspot.com.br/2006/04/dia-mundial-do-fanzine-bom-dia.html), tanto é que nenhum outro país além de Portugal acabou reconhecendo a data, além do Brasil – e mesmo assim, aqui é quase que totalmente desconhecida, até hoje. A seguir, a partir de 2010/11, com base num texto que escrevi com Elydio dos Santos Neto, sobre Biograficzines, e impulsionado pela divulgação da Fanzinada por Thina Curtis, em 2012, e baseando-me na idéia do Dia Mundial do Fanzine, resolvi eu mesmo deliberar a criação e incentivo no Brasil ao Dia Nacional do Fanzine, em homenagem ao primeiro zine brasileiro chamado “Ficção” criado por Edson Rontani, da cidade de Piracicaba, do Estado brasileiro de São Paulo. Feito isso, anualmente, e em paralelo às comemorações anuais nacionais, estamos aqui comemorando tal dia, e planejando enviar ao Senado brasileiro (junto ao filho de Rontani, Edson Rontani Jr., um pedido a tramitar para que tal data comemorativa seja aplicada oficialmente no Brasil – como o são, curiosamente no mesmo dia, as datas comemorativas do Dia da Criança, Dia da Leitura e dia de Nossa Senhora Aparecida).
Resumindo: o Dia Nacional do fanzine (12 de outubro) é brasileiro e o Dia mundial do Fanzine (29 de abril) é criação de Portugal.
Fiz também um minizine chamado “Minizine Ficção”, para homenagear o dia, que te envio por email – mas ele é feito redobrando-se até virar em 8 páginas. Ainda assim, você pode imprimi-lo e ir lendo e vendo os informes, mesmo que não o dobre (pois ao dobrá-lo teria que fazer um corte central para que a dobra se de corretamente – aqui neste vídeo mostra-se como fazer tal dobra e corte: https://www.youtube.com/watch?v=h4Pb5tLQ4NE ).
Enfim, é isso. Grande abraço
Gazy (mais outro texto meu sobre Rontani: http://impulsohq.com/artigos/consciencia-e-quadrinhos/dia-nacional-do-fanzine-e-a-importancia-de-rontani/)