quarta-feira, 21 de junho de 2017

Tertúlia BDzine nº 185 - Fev.2017


O Tertúlia BDzine é um slimzine editado pela Tertúlia BD de Lisboa-TBDL, associação informal que existe, com convívios mensais, desde 1985.

O zine da TBDL, na maioria dos números publicados - e já vai em mais de centena e meia - cinge-se às quatro páginas em A4 (daí a razão de o classificar como slimzine) que resultam da dobragem ao meio de uma folha A3.

Mas sempre houve excepções, desde que o fanzine teve início em Janeiro de 1992 - há mais de vinte e cinco anos! E este nº185, editado em Fevereiro de 2017, é mais uma edição com muito maior número de páginas, concretamente, dezasseis. 

Outro pormenor que contraria a rotina tem a ver com a autoria da banda desenhada: Álvaro, bem conhecido como autor completo, mas em que sempre surge mais evidente a sua componente de desenhador, é desta vez o argumentista, sendo Filipe Duarte o autor das imagens sequenciais.

Nesta curta bd - aliás, não-muito-curta, o episódio  
A Mulher-Cão abrange catorze pranchas - sobressai do estranho enredo a figura da personagem central, uma mulher agressiva, sempre pronta a morder e a violar, o que faz ao arrombador de parquímetros e ao frouxo agente da autoridade.

Uma história em que se invertem os dados habituais das ocorrências que provocam manchetes sensacionalistas de jornais, transformada em BD com destreza e eficácia.

Ficha técnica
Tertúlia BDzine - nº185 - Fev. 2017
Miolo: 16 páginas A4 a preto e branco
Tiragem: 75 exemplares
Distribuição gratuita na Tertúlia BD de Lisboa
Colaboração de Filipe Duarte (desenho) e Álvaro (argumento),
autores da bd "A Mulher-Cão"
Edição da Tertúlia BD de Lisboa
Editor: Álvaro  

Sem comentários: