segunda-feira, 26 de junho de 2017

CPBDzine - Nº 1 - Junho 2017



O mais recente título do fanzinato português é o CPBDzine, um slimzine começado agora a ser editado pelo Clube Português de Banda Desenhada-CPBD.

A intenção deste zine é publicar bandas desenhadas que obtiveram prémios no Concurso Nacional de Banda Desenhada, uma iniciativa incluída no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.

O citado concurso foi criado em 1990, simultaneamente com o Festival amadorense. Como se pode ver na ficha técnica, a banda desenhada reproduzida, Albatroz, obteve o 3º prémio do 3º Festival BD da Amadora datado de 1992.

O porquê de termos seleccionado esta banda desenhada, da autoria de Irene Trigo, tem a ver com o facto de ter sido a única disponível entre as premiadas nestes primeiros anos, composta por quatro pranchas,  o que correspondia ao meu projecto, enquanto responsável do CPBD, de só editar curtas de BD com esse número limitado de pranchas, a fim de caberem num zine composto por apenas quatro páginas.

Uma curiosidade: Irene Trigo é filha do conceituado Augusto  Trigo, e esta é a sua única banda desenhada publicada até agora. Uma autora (*) que bem merecia ser mais conhecida do público apreciador da arte sequencial.

Em tempo: a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, da Amadora, é onde está preservado o acervo composto pelas bandas desenhadas distinguidas com prémios do Concurso de BD da Amadora desde 1990.
O CPBD agradece ao citado equipamento cultural amadorense a gentileza de ter cedido a presente peça de BD para publicação. 

Ficha técnica
Título: CPBDzine
Nº1 - Junho 2017
Fanzine aperiódico
Formato A4
4 páginas
Tiragem: 100 exemplares
Distribuição gratuita aos sócios do Clube Português de Banda Desenhada-CPBD
Colaboração de Irene Trigo, autora da bd "Albatroz", 3º prémio no concurso do 3º Festival de Banda Desenhada da Amadora/1992
A publicação desta bd foi autorizada pela Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos e pela Bedeteca da Amadora
Coordenação do zine: Geraldes Lino-Grafismo: Carlos Moreno 
Edição do Clube Português de Banda Desenhada - CPBD /Amadora   

(*) IRENE TRIGO
Irene Luísa de Jesus Borja Trigo (antiga Guiné portuguesa, 25 de Dezembro de 1971). Colaborou no Shock Fanzine (no nº9-Jun.1991, uma bd sem título, de prancha única, dedicada a Corto Maltese e Hugo Pratt, no nº10, um cartune dedicado a Lucky Luke, no nº11, Out. 91, cartune dedicado ao Torpedo, no nº 12, Jan.92, cartune dedicado a Tarzan), e na revista Selecções BD (2ª série, 1999). Fica agora, em Junho de 2017, com a bd "Albatroz" no CPBDzine (nº1). 
É filha do conceituado ilustrador, pintor e autor de BD, Augusto Trigo.

#CPBD 

1 comentário:

Catherine Labey disse...

Caro Lino,
A Irene Trigo é, de facto, uma excelente desenhadora que poderia ter feito carreira, seguindo as pisadas do pai... mas esta não é a sua primeira BD publicada. Recordo-te o livro de homenagem ao Vasco Granja, editado pela Asa, em 2004 (se não estou em erro), onde figura uma BD de duas páginas (com argumento meu) que a Irene ilustrou a preceito. Noutra área, a da ilustração, tem um livro publicado, com o título "A minha história de Natal" (Publicações Libellus, 1995), cujo texto eu também escrevi, dedicado aos meus netos.
Se a Irene tivesse tido mais oportunidades (em 1993, as Edições Asa cancelaram um projecto que eu e ela tínhamos em curso e do qual havia já 32 páginas em artes-finais, algumas delas a cores), hoje seria certamente um nome a ter em conta na BD portuguesa.
Perdeu-se um grande talento, não há dúvida...
Abraços,
Jorge Magalhães