sexta-feira, 31 de março de 2017

Boletim do Clube Português de Banda Desenhada - Nº 143


O Boletim do Clube Português de Banda Desenhada,  editado pelo colectivo amador homónimo, é uma publicação dedicada geralmente a estudos sobre revistas e autores da área da BD.

Na sua edição mais recente (nº143, Fevereiro de 2017), quase metade das suas páginas são de análise à revista Titã, cujo nº1 teve data de 12 de Outubro de 1954, sendo o derradeiro o nº42, de 10 de Agosto de 1955. 
Muito a propósito, a capa do Boletim é ilustrada com a imagem da capa do nº1 do Titã, da autoria de Vítor Péon (ver o topo do post).

A citada análise tem a assinatura de Ricardo Leite Pinto, sobrinho de Roussado Pinto. O texto esclarece que José Augusto Roussado Pinto começou por ser o redactor principal do Titã, que teve como primeiro director José da Costa Pessoa (Vinhais) e editor responsável António Feio. Todavia, a partir do nº6 e até ao fim da revista, o director foi Roussado Pinto.

A revista é descrita ao pormenor neste extenso artigo, bastante ilustrado com imagens desenhadas por grandes nomes da BD europeia, que foram publicadas ao longo da curta existência da revista: Paul Cuvelier, Edgar Pierre Jacobs, Frank Hampson, Ron Embleton, Frank Humphris, Oliver Passingham, Albert Weinberg, Jesús Blasco, e os portugueses Vítor Péon, José Garcês, e o prolífico argumentista/guionista Roussado Pinto.

A selecção de títulos publicados dá a noção da variedade de temas que passaram pelas páginas do Titã. Eis uns tantos títulos de séries e respectivos autores:
Capitão Negro (por George Heath), As Viagens de Marco Polo (por Alvaro Mairani, ou Chot Maironi, ou Pierre Mouchot, as opiniões acerca do nome do autor divergem, e há escassas hipóteses de se confirmar qualquer delas), The Bath Road, Wrath of the Gods e Wulf the Briton (por Ron Embleton, aliás Rodney Sydney Embleton), O Império Trajano (Ron Embleton chegou a colaborar na série), Lesley Shane, com o nome aportuguesado para Lília Sol (por Oliver Passingham), O Capitão Meia Noite, Dick Turpin no original (por Derek C. Eyles), Procópio Conquistador (por Lino Landolfi), Bravo Jim, Shot Basky, Samurai o Terrível e Caminho de Nevada (as quatro séries por Jesús Blasco), Spell (por Alejandro Blasco), L'Extraordinaire Odyssée de Corentin Feldoë, título aportuguesado para As Extraordinárias Aventuras de Grifo (por Paul Cuvelier), Le Secret de Mahukitah (por Albert Weinberg), Le Secret de l'Espadon, título aportuguesado para O Segredo do Sabre (por Edgar Pierre Jacobs), Dan Dare - Os Prisioneiros do Espaço (por Frank Hampson e Desmond Walduck).
--------------------------------------------------------------
2ª Parte do conteúdo do fanzine





Para além da primeira parte do Boletim, descrita e ilustrada na parte superior do post, este nº 143 inclui também um tributo/homenagem a Eduardo Teixeira Coelho, onde se incluem reproduções das gravuras da exposição montada no corrente ano de 2017 na sede do CPBD, dedicada aos 80 anos de O Mosquito, em que eram mostradas, lado a lado, cópias dos desenhos originais de E.T.Coelho, e as imagens já impressas n'O Mosquito, tanto nas capas coloridas como em simples ilustrações a preto e branco executadas pelo artista para contos e novelas que complementavam as histórias aos quadradinhos. 

(Em cima reproduzem-se algumas das imagens duplas montadas propositadamente para essa exposição, e que ficam aqui mostradas para um público mais numeroso e diversificado e registadas para a posteridade). 

Ficha técnica
Título: Boletim do Clube Português de Banda Desenhada
ou
Boletim do CPBD
Nº 143 - Fevereiro 2017
Formato: 21x29,2cm
Nº de páginas: 56
Tiragem: 75 exemplares
Conteúdo a preto e branco e a cores
Periodicidade: Aperiódico
Colaboradores literários: Carlos Gonçalves e Ricardo Leite Pinto 
Coordenação e arranjo gráfico: Paulo Duarte
Supervisão: Geraldes Lino
Editor: Clube Português de Banda Desenhada 
 
#CPBD

---------------------------------------------------
Os interessados em ver posts anteriores relacionados com este fanzine Boletim do Clube Português de Banda Desenhada poderão fazê-lo ao clicar nesse título inserido em rodapé

Sem comentários: