sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Oficina de fanzines na Casa da Esquina, em Coimbra


Não tenho conhecimento de que uma entidade cultural chamada Casa da Esquina, localizada em Coimbra, tenha tido anteriores iniciativas onde os fanzines tivessem direito a espaço, quer em exposições, quer em actividades pedagógicas.

Mas, claro, o que conta é o que está agora prestes a realizar-se, já no próximo dia 18 Dezembro. E o programa do evento é de facto apelativo para quem tenha interesse pelo fenómeno fanzinístico: uma exposição do conteúdo do fanzine O Panda Gordo, editado pelo ilustrador João Sobral, e uma oficina onde se produzirá um zine em presença dos visitantes, que logo em seguida o poderão adquirir, acabadinho de editar!

Um pormenor curioso: quem fez o texto de divulgação do evento a ter lugar na Casa da Esquina usa o feminino para falar dos fanzines. Como é sabido, o Ano I dos fanzines em Portugal foi em 1972, com oito títulos publicados, todos eles com a indicação do género masculino. Basta lembrar que a génese do neologismo é a contracção da palavra fã (fan, na origem anglófona) com as duas últimas sílabas de magazine, ou seja, um fanzine é um magazine (amador) editado por um fã, ou uma fã, ou uma qualquer entidade de âmbito cultural ou artístico sem finalidades lucrativas.

Gostaria que consultassem, neste mesmo blogue,o seguinte post:        

http://sitiodosfanzines.blogspot.pt/2016/08/portugues-incorrecto-nos-fanzines-uma.html


Informação sobre pormenores do evento:

Dia| 18 de dezembro
Horário| 15h30 às 17h30
Preço| 10 euros
Inscrições| geral@casadaesquina.pt/ 929090628
 

Local| Casa da Esquina
Rua Aires de Campos, nº6 - Coimbra

Público-alvo| Famílias, crianças e pessoas adultas

2 comentários:

pipi das meias altas disse...

Agradecemos a divulgação e a atenção ao nosso trabalho. A Casa da Esquina agradece também a correção e de futuro teremos mais atenção na redação. Já fizemos mais iniciativas relacionadas com fazines e temos uma permanente de ilustração, mas estamos receptivos a propostas nessa direção.

Geraldes Lino disse...

Pipi das meias altas

Conheço o seu pseudónimo desde há muito. Felicito-a pela iniciativa.
Já pedi a um amigo aí de Coimbra para comprar o zine que vão lançar.
Felicito-a pela iniciativa. Sempre que haja alguma coisa de novo, que inclua zines, terei muito gosto em dar a notícia neste blogue "Sítio dos fanzines de banda desenhada", ou, se o evento tiver a ver com BD, claro que divulgarei no meu outro blogue, o Divulgando Banda Desenhada (http://divulgandobd.blogspot.pt
Saudações cordiais