sábado, 24 de dezembro de 2016

Fandwestern - O fanzine do fanático de BD western - Vítor Péon, autor português editado no Reino Unido


Imagens reproduzidas: Capa, oito pranchas da banda desenhada de um total de 32, e contracapa (nesta, quem conheceu pessoalmente Vítor Péon reconhece tratar-se de auto-retrato, num esgar muito expressivo).
.............................................................................


Fandwestern, título principal do fanzine que aqui se apresenta, tem a ver directamente com a assumida predilecção de José Pires, seu faneditor, por esta vertente da BD e do Cinema.

No caso particular da edição do corrente mês de Dezembro de 2016 (que lamento não ter número), José Pires - ele também autor de BD (1) - presta homenagem a Vítor Péon, por quem manifestamente demonstra grande admiração no texto da Nota de Redacção, assinada pelo seu malicioso pseudónimo Adolfo Dias.

Com efeito, Vítor Péon foi um prolífico autor de BD, com numerosas bandas desenhadas em diversas revistas portuguesas da especialidade, mas estando também presente em publicações inglesas e francesas.

Foi precisamente em Inglaterra - país onde chegou a residir - que esta banda desenhada Uma Aventura de Buffalo Bill - O Espectro das Planícies apareceu na revista de bolso Thriller Comics Library  #119, Março de 1956.

É indispensável registar o facto de esta peça, protagonizada pelo Coronel William Frederick Cody, aka Bill Cody, aka Buffalo Bill, não ter qualquer assinatura, ou simples rubrica, a identificar o desenhador (2), o que não impede minimamente que se detecte o estilo inconfundível de Péon. No que diz respeito a este aspecto, há que sublinhar o pormenor de não ter sido o banda-desenhista português quem desenhou a cara do herói Buffalo Bill, mas sim um anónimo desenhador inglês.
Percebe isso perfeitamente quem conhece ao pormenor o estilo e a obra de Vítor Péon: os rostos das suas personagens nada têm a ver com os traços fisionómicos, mais clássicos, digamos assim, das personagens criadas por desenhadores ingleses, no caso concreto do rosto desenhado por um inglês colaborador da Amalgamated Press.

De resto, o mesmo aconteceu a Eduardo Teixeira Coelho, quando em Inglaterra desenhou episódios protagonizados por Robin Hood: o rosto da famosa personagem era desenhada por um qualquer anónimo inglês, que substituía o original da autoria de E.T.Coelho (pormenor que me foi confidenciado pessoalmente pelo nosso ilustre compatriota).

(1) JOSÉ PIRES

José Pires (José Augusto Direitinho Pires, Elvas, 1935), iniciou-se em 1961 como autor de BD na revista Cavaleiro Andante com duas bandas desenhadas assinadas por Zé. Voltou a trabalhar nesta área na 5ª série da [revista] Mundo de Aventuras, na revista Tintin belga, na Kuifje (versão flamenga da Tintin), e na Hello Bédé, substituta em 1989 da Tintin belga, desaparecida em 1988.
Tem editado vários fanzines, Fandaventuras, Fandwestern, A Máquina do Tempo, que assina sob pseudónimos, nomeadamente Adolfo Dias e Gus Peterson.
Além dessa actividade de faneditor, colaborou também noutros zines: Eros, Almada B.D. Fanzine,Tertúlia BDzine.
Enquanto autor de BD, a sua obra está representada em vários álbuns editados em Portugal: Will Shanon - O Poço da Morte, Homens do Oeste, Gil Eanes e o Bojador: As Portas do Mito (1997), A Viagem de Pedro Álvares Cabral: Ventos de Glória - Marés de Infortúnio (1998), Pedro Álvares Cabral e o Brasil - Da Serra da Estrela à Costa do Descobrimento (1999), História de Gouveia (2001), História de Celorico da Beira (2004), A Batalha do Bussaco (2010).
Colaborou na revista Selecções BD (2002) com o episódio As Asas da Coragem.
Tem dois álbuns editados na Bélgica (Éditions du Lombard): Les Templiers: Le Sang et la Gloire, com versão em flamengo, e Bertrand du Guesclin, um álbum editado por uma cadeia de supermercados, destinado a oferta aos clientes, aproveitando esse episódio que fora originalmente publicado na revista Kuifje
Para a francesa Editions Orphie, em 2009: Alexandre Dumas - Le Diable Noir.  
Na revista Jornal do Exército foram reeditadas as seguintes obras, em publicação ao longo de vários números: A Batalha do Bussaco, A Morte do Lidador (que tinha tido estreia na revista Tintin belga em 1998), Gil Eanes e o Bojador, Pedro Álvares Cabral - Ventos de Glória, Marés de Infortúnio, Pedro Cabral e o Brasil, A Portuguesa - A História de um Hino, As Asas da Coragem - Gago Coutinho-Sacadura Cabral.
Como suplemento do Jornal do Exército Nº 653 - Dezembro de 2015, foi editado um álbum republicando as obras A Morte do Lidador (que tinha tido publicação na revista Tintin belga, e em data recente no J.E.), Pedro Álvares Cabral - Ventos de Glória, Marés de Infortúnio, A Batalha do Bussaco.
A sua actividade estendeu-se a outras áreas gráficas, designadamente à Ilustração.
Em 1964 desenhou uma colecção de cromos para a Agência Portuguesa de Revistas-APR, para o tema "História do Trajo Universal";  
No início da década de 1970, ilustrou as Histórias Maravilhosas da Bíblia (Edições Europa-América); ilustrações para a colecção Sandokan
Em 1975 desenhou uma colecção de cromos intitulada "Os Cavaleiros do Céu - A Aviação em 1914/18", para as edições Globo.
Ainda na década de 1970, fez também cobertas de caixas de fósforos para as colecções "Pistolas", "Capacetes", "Aviões de Caça", "Navios e Embarcações Históricas"; noutro género foi o autor das "Caricaturas das Personagens das Fitas de Cowboys". Foram de sua autoria, capas e traduções para a Colecção Western da Europa-América.
José Pires é, actualmente, o mais veterano editor português de fanzines, e o de maior produtividade. Até agora (Janeiro 2017, pormenores incluídos nesta biobibliografia a posteriori), no zine Fandwestern tem editados um total de 58 números (52 de Mat Marriot, 2 de Garth e 4 de Vítor Péon); no Fandaventuras editou 41 números (6 do Gavião dos Mares, 4 do Capitão Meia Noite, 1 do Garth, e 39 do Rob the Rover); no recente Fandclassics editou apenas 2 números dedicados à série Terry e os Piratas. 
  
(2) Fazia parte da política editorial da época em Inglaterra, as bandas desenhadas não terem a assinatura dos desenhadores, salvo raras excepções.
  
Geraldes Lino
..............................................................  
Ficha técnica
Fandwestern
Director-executivo: A. Coniglio
Redacção: Adolfo Dias
Arte e grafismo: Gus Peterson
Formato (italiano): A4 (21x29,7cm)
46 páginas, incluindo capa e contracapa
Impresso em cópia digital, a preto e branco, excepto capa e contracapa impressas em quadricromia
Preço: 10€
Tiragem: 12 exemplares
Local da edição: Lisboa
Data da edição - [2016]?
Email do editor: gussy.pires@sapo.pt
    

1 comentário:

Anónimo disse...

Acompanhei a carreira de VP e foi pena talvez por cupa própria ou vicissitudes do nosso mercado, tenha passado ao lado de uma excelente carreira. Gostei desta homenagem.