terça-feira, 21 de agosto de 2018

Boletim do Clube Português de Banda Desenhada - nº146 - Maio 2018



A mais recente edição deste fanzine é dedicada ao tema "Grandes Ilustradores de Capas na Banda Desenhada". O autor do estudo, Paulo Duarte - membro dos corpos gerentes do Clube Português de Banda Desenhada - divide-o em duas partes, sendo que a primeira versa sobre os ilustradores que tiveram relevância como capistas até finais dos anos sessenta, e que ocupa todo este nº146; a segunda, que será publicada no próximo número, incidirá sobre os ilustradores que mais se destacaram nesta actividade nos anos seguintes.
No presente estudo são referenciados nomes bem conhecidos de todos os apreciadores/conhecedores de BD, mas também surgem alguns quase ignorados, sendo indiscutível a elevada craveira de todos eles. Acompanhados de imagens de capas que criaram, são apresentados em sínteses biográficas e respectivas fotografias, numerosos ilustradores de várias nacionalidades. Eis a galeria representada: 
Norman Saunders, George Wilson, Morris Gollub, Ernie Nordli, americanos; Alessandro Biffignandi, Emanuele Taglietti, Walter Molino, Giorgio de Gaspari, italianos; Carlos Alberto, português; Jordi Penalva, Antonio Bosch Penalva, Prieto Muriana, espanhóis; Yves Thos, francês; Septimus Edwin Scott e Graham Cotton, ingleses.
Só é pena que o autor não tenha recuado um pouco no tempo a fim de poder incluir - na lista dos portugueses, além de Carlos Alberto, Eduardo Teixeira Coelho, Fernando Bento e Vítor Péon.
Mas estamos em presença de um interessante e inédito estudo, que valoriza este fanzine, o mais antigo português em publicação, surgido em Lisboa em Março de 1977.

Sem comentários: