sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Terrea II - Prozine com BD sem palavras

Sobrecapa do zine Terrea II








Ricardo Cabral editou, em dois anos consecutivos, o seu prozine (*) Terrea. Mostrei no post anterior o primeiro número, ficam agora aqui reproduzidas umas tantas pranchas do segundo número, o Terrea II e a respectiva capa.

O título do fanzine/prozine é retirado da própria banda desenhada, uma ficção científica mostrada em sequências sem palavras, em singular nível estilístico.

Com trinta e duas páginas no zine inicial, mais trinta neste segundo volume, e dezasseis publicadas no capítulo Terrea III sob o título "Os Muros de Terrea", no álbum TLS Series - Cidades (edição conjunta de Comic Heart, G.Floy Studio e The Lisbon Studio), a obra Terrea abrange um total de setenta e oito páginas, uma autêntica novela gráfica, publicada nesta forma inusual: duas partes em dois zines, e uma terceira parte numa edição comercial.

(Estão reproduzidas 10 pranchas de um total de 28 que compõem este 2º número do zine)

Ficha técnica
Título: Terrea II
Editor: Ricardo Cabral
Data da edição: [Dezembro 2016]
Sobrecapa a 3 cores
Capa 1 cor
Miolo: 26 páginas a p/b
Formato: A5 (148x210mm)
Tiragem: [50] exemplares
Local: [Lisboa]

..........................................................  

(*) O termo prozine não tem a ver com uma superior qualidade do objecto, apenas se refere ao facto de ser um fanzine editado por um "pro", um profissional da especialidade (quando o editor é autor de BD, design e ilustração, trabalha nisso a tempo inteiro, como é o caso de Ricardo Cabral).  E como a publicação é pessoal e feita sem intuitos lucrativos, sem distribuição, sem periodicidade, por isso é da família dos zines.

Sem comentários: