Ilustração realizada por José Carlos Fernandes.
O grafismo da capa é de Susa Monteiro
Este fanzine Jazzbanda nasceu dum conhecimento casual do seu faneditor com o grupo jazzístico Tricotismo (entretanto desactivado), formado por Pedro Leitão (contrabaixista), Miguel Cordeiro (pianista) e Ana Bacalhau (cantora).
Após tê-los ouvido num concerto, o faneditor e o trio chegaram à seguinte conclusão: os dois músicos e a cantora (solista actualmente no conjunto Deolinda) não eram indiferentes à BD, e o faneditor, por sua vez, não era indiferente ao Jazz. Sendo assim, por que não editar-se um fanzine em que eles colaborariam? Houve concordância, e cada um deles comprometeu-se a escrever um artigo.
O primeiro a ser publicado foi o de Ana Bacalhau, cujo título é bem esclarecedor: Jazz: Origens.
Da responsabilidade do faneditor seria arranjar bandas desenhadas que tivessem algo a ver com jazz, o que foi feito com a colaboração categorizada (e pro bono, como é apanágio de qualquer fanzine) do conceituado Pedro Massano e do ainda iniciante (estava-se em 2005) Ricardo Cabral.
Trabalho igualmente do editor seria entrevistar - e fotografar -os três jovens músicos, tarefa iniciada com o contrabaixista Pedro Leitão. Em conjunto com as bandas desenhada, é esse o conteúdo do número inicial do Jazzbanda.
Prancha realizada por Ricardo Cabral para a banda desenhada de sua autoria (desenho e argumento) The God Tracking Station
Prancha realizada por Pedro Massano para a banda desenhada de sua autoria (desenho e argumento) Todos Profissionais
Diploma
atribuído pelo GBS - Grupo Bedéfilo Sobredense (já extinto),
justificativo da classificação do Jazzbanda como "Melhor Fanzine BD
2005", ex-aequo com um outro sem título, constituído por uma obra intitulada As Madrugadas do Futuro - A Banda Desenhada e a Ficção Científica
Jazzbanda
Nº1 - Maio 2005Capa a cores, miolo a preto e branco
Formato 26x17cm (tipo comic-book
Editor: Geraldes Lino
Apartado 50273
1707-001
Sem comentários:
Enviar um comentário