terça-feira, 22 de novembro de 2016

Mostra Internacional de Fanzines na Aldeia de Paio Pires/2016 e lançamento do fanzine CoopAzine








Quando no futuro se falar de eventos dedicados aos fanzines em Portugal, obrigatoriamente terá de ser mencionada a Aldeia de Paio Pires, local improvável e surpreendente onde, num certo mês de Novembro do ano de graça de 2016 se realizou, pela primeira vez, um evento intitulado Mostra Internacional de Fanzines.

Passando o registo para um texto mais formal e para evitar confusões, convém esclarecer que o evento tem data marcada para os dias 25, 26 e 27 de Novembro, sexta, sábado e domingo, ou seja, já no próximo fim-de-semana. 

Temos, portanto a surpresa de, numa pequena povoação do concelho do Seixal, uma iniciativa que vem reatar algo semelhante ao que aconteceu nos finais dos anos 1990, a Feira Internacional dos Fanzines, em Cacilhas/Almada, e a Mostra Internacional do Fanzine, em Guimarães. 

Esta Mostra Internacional de Fanzines, embora centrada essencialmente nos fanzines (com duas palestras sobre o tema, uma de Pepedelrey, outra de Geraldes Lino, este vosso blogger, e apresentação do número inicial do CoopAzine, o fanzine da CoopA), também mexe na banda desenhada (um ateliê de BD para crianças orientado por Pedro Pereira, aka Pepedelrey), que igualmente tem direito a uma exposição de BD intitulada "Movimentos da Memória", engloba a fotografia (Exposição "Renovaria", de José Geraldo Marques e Gil António Freitas), a música (há uma sessão de DJ, onde participarão Sérgio Gomes, Pedro Gomes, José João Loureiro e António Caeiro, este último o mais visível na organização do evento), além de actividades diversificadas, como se pode verificar pela agenda reproduzida no topo do post (como é sabido, bastará clicar-lhe em cima para ficar legível).

A organização desta Mostra Internacional do Fanzine fica a dever-se aos activistas da CoopA - Associação Aldeia Cooperativa de Artes, localizada na Aldeia de Paio Pires, e à Fanzineteca de Coimbra, contando ainda com os seguintes apoios: Câmara Municipal do Seixal, da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, e da Sociedade Musical 5 de Outubro. 



Vejam um vídeo da RTP PLAY - Programa FOLHA DE SALA de 24 Nov. 2016, onde é focado o evento (no minuto 2). Cliquem no link:
 http://www.rtp.pt/play/p2292/folha-de-sala 

2 comentários:

António Caeiro disse...

Muito Obrigado!
Um abraço.
António Caeiro

Geraldes Lino disse...

Só agora dei por este comentário. Muito lhe agradeço a visita.
Um abraço,
Geraldes Lino