domingo, 14 de janeiro de 2001

Editorial


Como faneditor, são meus os títulos Eros, Tertúlia BDzine, Autobiografias Ilustradas, Ad Hoc, Preciosidades da BD, Folha Volante e Improvisos Sobre a Toalha da Mesa; como coleccionador, possuo provavelmente a maior colecção de fanzines portugueses de banda desenhada; mas, nos tempos que correm - em que a internet já se impõe como meio privilegiado de divulgação cultural e artístico -, começava a sentir que tinha ainda uma lacuna: faltava-me criar um site fanzinístico. 
Aqui está ele, onde, justificavelmente, irei dar prioridade aos fanzines de BD, mas não ignorarei os que se dediquem ao cartoon e à ilustração, assim como referirei os eventos ligados a estes temas.
O primeiro fanzine de que há memória em Portugal, o Argon, data de Janeiro de 1972. Era, obviamente, em papel. Quase trinta anos depois, há já quem tenha feito o seu fanzine online; quanto a sites dedicados em exclusivo a abordar o universo fanzinístico, julgo ser este o primeiro (sem desprimor para a existência de algumas rubricas, inseridas em sites genéricos).

Geraldes Lino
Lisboa, 14 de Janeiro de 2001

Sem comentários: