sábado, 22 de setembro de 2018

Livros sobre Fanzines - Os meus (IV) - Franquin e os fanzines



Este livro não é um estudo sobre os fanzines, mas apenas a descrição da experiência do autor de BD Franquin com este tipo de magazines amadores. Naturalmente, a obra inclui imagens dos zines em que participou com ilustrações, especialmente em capas, e a reprodução das numerosas entrevistas que os respectivos fanzinistas lhe fizeram.
"Franquin et les fanzines - Entretiens avec la presse souterraine 1971-1998" é portanto um livro dedicado à profunda ligação entre o famoso autor belga André Franquin e os fanzines, com os quais sempre colaborou benevolamente, isto é, "pro bono".
É logo em 1972 que ele desenha para o Spirou o título da rubrica "Et les fanzines" - criada por Thierry Martens, redactor-chefe -, desenhando nas capas destas publicações amadoras as suas personagens, reforçando a conivência dele com o "fandom".
Aliás, para além das entrevistas que lhe fez Yvan Delport para o Jornal de Spirou nos anos 1950 e 1960, é nos zines onde se encontra a maior parte das conversas com Franquin, mas também é um facto que ele espalhou a sua colaboração por numerosos fanzines, nomeadamente Schtroumpfanzine, Le Collectionneur de Bandes Dessinées, Bizu, 1815 fanzine, Copyright, Krukuk, Bédésup.    










Jacques Glénat, que se tornaria um dos grandes editores europeus de BD, foi o primeiro fanzinista da segunda geração (herdeiro de Francis Lacassin, do seu "Clube des Bandes Dessinées" e respectivo zine Giff Wiff *, primeiro europeu datado de 1962). Em 1969, com a idade de dezassete anos, ele publicou o número um do seu Schtroumpfanzine, simplesmente fotocopiado. Foi Glénat que criou o conceito de "faneditor", e foi o primeiro editor profissional saído do "fandom": em 1974 ele criou a sua editora, e nesse mesmo ano Angoulême inaugura o seu festival, em que Franquin é galardoado com o Grande Prémio e Jacques Glénat é classificado como "Melhor Editor de BD".

*Tendo sido Giff Wiff o primeiro fanzine europeu, poderá estranhar-se a inexistência neste livro de uma imagem de capa dele. A explicação terá a ver com o conceito seguido pela editora do livro, a Dupuis, em que apenas são reproduzidas capas de fanzines com ilustrações da autoria de Franquin, ou de zines que contenham entrevistas com ele.

Título - Franquin et les fanzines
Subtítulo - Entretiens avec la presse souterraine
Tipo de encadernação: cartonado
Dimensões: 14x19cm
Nº de páginas: 480
1ª edição: 2013
Editora: Éditions Dupuis (Bélgica)

-------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver outros posts dedicados ao tema "Livros sobre Fanzines - Os meus" terão de clicar nesse item registado em rodapé  

1 comentário:

thina disse...

Onde consigo esse livro?