quinta-feira, 5 de julho de 2018

BDZona - nº01 [1996]





  .......................................................................................





 .....................................................................................
  .....................................................................................





------------------------------------------------------------------------ 

Fantasia Estúdios foi uma iniciativa  em que estiveram envolvidos alguns jovens (em 1996) autores de BD -  Dan Silva (mais tarde passou a assinar Dan Maia), Ana Freitas, Zeu (Eliseu Gouveia) e Ângela Gouveia (autora da ilustração da contracapa) - que decidiram editar um fanzine, o BD Zona, com as próprias bandas desenhadas e ilustrações, que funcionariam como uma espécie de mostruário.
Há também um texto, "Outros zines" (acima reproduzido) não assinado, que fala das dificuldades em editar banda desenhada em Portugal, do papel importante dos fanzines como forma de os novos autores mostrarem as suas experiências, e o facto de a situação se repetir mesmo em países com poder económico incomparavelmente superior, onde os jovens autores criam as suas bandas desenhadas caseiras, e as editam eles próprios, como é o caso do zine The Front, "um de muitos dos fanzines norte americanos".
Em forma de editorial, não assinado, diz o grupo:
"(...) Fantasia Estúdios inicialmente um grupo de jovens à procura de uma saída do gheto cultural que é a B.D. em Portugal. (...)"
O texto acaba com o sumário do zine:

RAMPAGE
Dan Silva
ARCANO AVATAR
Zeu
O CANTO DE PORPHYRIA
Ana Freitas / Zeu  

Acrescento eu, blogger, a posteriori, que o futuro viria a corresponder aos anseios dos dois jovens talentos: Dan Maia e Zeu trabalhariam para os E.U.A., em especial Zeu, que passou a viver exclusivamente da sua colaboração com a BD americana. 
 
-----------------------------------------------
Ficha técnica
Título: BD Zona
Nº 01
Data: [1996]
Local da edição: [Lisboa]
Formato A4
Capa a cores
Conteúdo a preto e branco
32 páginas  
Preço: [500$00]

Sem comentários: