quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Lançamento de fanzines no Bairro das Artes, em Lisboa



Vinheta de uma banda desenhada da ilustradora/autora de BD "Dois Vês"

Já vai na sua 8ª edição o evento Bairro das Artes, que decorre em pleno Bairro Alto, e onde haverá lançamento de dois fanzines cujas narrativas se centram em personagens do género feminino. Na sua organização envolvem-se duas entidades, a livraria Stet e o projecto editorial transnacional com foco na BD, Sapata Press.

O evento vai ter lugar na 5ª feira, 21 de Setembro, entre as 19h e as 21h30, na Stet - Rua do Norte, 14 - 1º andar (ao Camões/Lisboa).

Com a devida vénia transcrevo o texto divulgatório que me enviaram:

SAPATA PRESS é um projeto editorial transnacional, sem fins lucrativos, com foco em banda desenhada/quadrinhos de autoras de países de língua portuguesa. Na senda do feminismo interseccional, tenta inverter a sub-representação de mulheres e pessoas não-binárias nos espaços de produção de banda desenhada/quadrinhos e a secundarização destas na história. 

Para este evento foram convidadas uma autora brasileira e uma portuguesa, que lançam em simultâneo publicações de cunho biográfico/político e (ou) experimental. A SAPATA PRESS propõe o lançamento de dois fanzines cujas narrativas se centram em personagens e protagonistas do género feminino, sejam elas transgénero ou cisgénero.


Sobre as autoras:
 
Aline Lemos é natural de Belo Horizonte e publica banda desenhada/quadrinhos e fanzines desde 2013. Colaborou em A Zica, Nébula, MÊS, Zine XXX, no portal Lady's Comics e no coletivo ZiNas.
http://desalineada.tumblr.com/

Dois Vês é uma ilustradora portuguesa (Leiria) que tão rapidamente explora o mundo místico e erótico como é arrancada de volta para o banal e quotidiano. Algures na dualidade de sonhar acordada e resolver burocracias, instala-se, quase confortavelmente, uma artista que mistura o fantástico com problemas de primeiro mundo.
http://doisves.tumblr.com/

Sem comentários: