quinta-feira, 20 de julho de 2017

Gambuzine - International Experience






Gambuzine foi um fanzine de elevado prestígio, editado durante bastantes anos por Teresa Câmara Pestana, com bandas desenhadas dela própria e de autores estrangeiros seus amigos, incluindo autores/autoras alemães/alemãs que ela conheceu durante os anos em que viveu na Alemanha.




Em 2003, Teresa, já a viver na Lousã desde longa data, decidiu fazer uma experiência que ampliasse a difusão do seu zine: editou-o em inglês, atribuindo o número zero a esta versão internacional.



Mais uma vez com bandas desenhadas de vários autores, portugueses e estrangeiros, impresso em papel de boa gramagem, de cor creme, o Gambuzine manteve nesta edição em língua inglesa o grafismo característico da Teresa, começando pela capa com legendas manuscritas e uma ilustração de sua autoria. 





Claro que, sendo a Teresa Câmara Pestana autora de BD, não se compreenderia que não colaborasse também nessa área. Aqui fica uma amostra do seu estilo:


Nomes dos colaboradores (por ordem alfabética): Aranha, Helena Dias, Rafael Gouveia e Teresa Câmara Pestana (Portugal); Cláudio Parentela (Itália), Matjaz Bertoncelj (Cazaquistão), Claytona e Stefana (Nova Zelândia).

Leonard Cohen é um cantor e compositor que muito admiro, está no topo das minhas preferências. Uma das suas canções foi transformada em arte sequencial por Rafael Gouveia (em baixo).







Nota do blogger: a inclusão neste post de algumas das bandas desenhadas não segue a ordem de publicação no fanzine.


Ficha Técnica
Título: Gambuzine
Sub-título: International Experience 
#0
Data: May 03
Impressão a preto e branco
32 páginas
Formato A4
Editora: Teresa Câmara Pestana
Local da edição: Lousã

Sem comentários: