terça-feira, 10 de maio de 2016

Classe Média





Logo pelo jogo malandro da sobreposição das imagens - com recurso a uma estratégica folha de acetato que se levanta para deixar ver o exibicionista - se percebe o género do fanzine Classe Média.

"Absinto" (curioso pseudónimo), fez furor com apenas dois números editados deste zine de BD. Para mais, o conteúdo é praticamente todo do editor/autor (exceptuando curta colaboração de Pedro Brito). Vejam-se os títulos de algumas das bedês assinadas por Absinto: "Ratos de Laboratório com Eugénio Cucafudida (sic)", "História de Merda", "Lagartichamento", "Bixânus". O avacalhamento e originalidade pode começar logo pelos títulos, como se vê. E acabar na última página, onde se apresentavam capas de alguns fanzines editados à época, sob a frase: FANZINES: uma pequena minoria mas que faz um barulho do CARALHO (exactamente com estes destaques, ora bem).

Absinto (sei o nome real mas não digo), um jovem autor que mudou para outras vidas mais compensadoras, economicamente falando, faz muita falta à banda desenhada alternativa, logo, aos fanzines.

Marcos Farrajota colaborou neste segundo número com um texto crítico intitulado "Tretas". Dizia ele: "Daqui a uns dias? meses? sairá no Comtrastes (*) nº2 um texto meu, em que digo mal (para variar) dos fanzines. Dos poucos que não digo mal, foi este aqui que você, inteligente leitor, está a ler. Este fanzine sim, faz um barulho do caralho, e não todos os outros que o Absinto decidiu homenagear na contra-K."

Nota: Os ditos cujos com capas reproduzidas na contra-K eram, entre outros: Banda (do Rui Brito, Jorge Deodato e um ou outro cinzento que nunca ninguém conheceu)), GASP (do Diniz Conefrey), Controlo Remoto (do José Carlos Fernandes),, Art Nove (do Miguel Jorge), Almada BD fanzine (do Grupo Bedéfilo Sobredense, liderado por Luiz Beira), O Uivo da Selva (do Nuno Nisa), Azul BD Três (da dupla Rui Brito e Jorge Deodato e de mais um anónimo cinzento), Dossier Top Secret (do Vítor Borges), Mesinha de Cabeceira (do próprio autor da crítica, ah ganda Marcos!), Boletim CPBD (desta vez dirigido pelo muito jovem João Fazenda), Shock (do Estrompa, nem este escapou à razia do Marcos F.) e outros.

(*) Sim, com... trastes

Classe Média nº2
Formato A4
Data da edição: Novembro de 1994 (*)

Editor: Absinto 

 (*) Amostragem de edições antigas da minha colecção

Sem comentários: